segunda-feira, 11 de abril de 2011

Inibidores de apetite: audiência pública na Câmara dos Deputados discute proposta da Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esteve presente na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos relativos à proposta, anunciada em fevereiro deste ano, de cancelamento dos registros dos medicamentos inibidores de apetite no país. Maria Eugênia Cury, chefe do Núcleo de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Nuvig), representou a Agência na audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família, nesta terça-feira (5/4). 
Além da Anvisa, participaram do debate representantes dos setores médico e farmacêutico, que sugerem medidas mais restritivas para o comércio dos anorexígenos e não apoiam a proposta da Agência de suspensão destes produtos.
A deputada Alice Portugal defendeu o envolvimento do poder legislativo na discussão: “A banalização do uso de anorexígenos é um problema que não pode ser desconsiderado, mas também não podemos deixar de ouvir o apelo de endocrinologistas para que pacientes não percam essas alternativas terapêuticas”. A deputada propôs a formação de uma subcomissão para tratar do tema.
Continua...
Reunião pública: diretoria analisa contribuições sobre inibidores de apetite.
Na reunião pública da próxima terça-feira (12/4), a Diretoria Colegiada da ANVISA apreciará novo relatório da área técnica da Agência sobre os medicamentos inibidores de apetite. O documento contempla as contribuições coletadas durante a audiência pública, realizada no dia 23 de fevereiro, e é mais uma etapa do processo de discussão sobre o tema. Os diretores da ANVISA decidirão também sobre a resolução que revisa a RDC 44, de 2010, que trata do controle dos antimicrobianos. Publicada em outubro do ano passado, a Resolução modificou o controle sobre a venda de antibióticos no país, tornando mais rigorosa a exigência da receita médica. Os diretores começam a reunião a partir das 14h30, da próxima terça-feira (12/4), no auditório da Agência, em Brasília. Toda a reunião poderá ser acompanhada em tempo real pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário